Com a oficina Criar Cinema você vai...
A partir de práticas vivenciais de criação, os participantes vão conceber, desenvolver e formatar um roteiro de curta-metragem.
​
Na primeira etapa, com base em ferramentas de autoconhecimento e psicoterapia, os participantes viverão a experiência de mergulhar em suas próprias histórias de vida para criarem os protagonistas e seus conflitos. A metodologia proporciona a criação de personagens empáticos, profundos e multidimensionais e conflitos verossímeis. E o processo acaba se constituindo também como uma ferramenta de autoconhecimento, proporcionando aos participantes entrar em contato com diferentes emoções e formas de expressão.
​
Na segunda etapa, com o formato das Salas de Roteirista (Writers Room), em uma espécie de mesa redonda, os projetos serão discutidos e desenvolvidos. De forma que cada roteirista terá a chance de compartilhar seu projeto e testar a receptividade ao receber o feedback dos colegas. Além de aprenderem uns com os outros, essa etapa desenvolve também a autoconfiança.
​
Na terceira etapa, seis participantes selecionados receberão uma consultoria individual e apresentarão seus projetos em formato de pitching para uma banca de três profissionais da área. Os demais alunos poderão assistir e fazer perguntas à banca. Essa etapa, além de proporcionar a troca de conhecimentos com profissionais da área, prepara o participante para as rodadas de negócios, que tem se tornado comum nos festivais. Espaço em que produtoras, canais de TV e de streaming selecionam projetos para financiarem.
​
PROGRAMAÇÃO
Turma A
Vivência Criativa
07 e 08/05
10h - 17h
​
Salas de Roteiristas
(noites de segunda)
09, 16, 23 e 30/05
19h - 22h
Turma B
Vivência Criativa
14 e 15/05
10h - 17h
​
Salas de Roteiristas
(tardes de terça)
17, 24, 31/05 e 7/06
14h30 - 17h30
Turma C
Vivência Criativa
21 e 22/05
10h - 17h
​
Salas de Roteiristas
(manhãs de sábado)
28/05, 4, 11 e 18/06
9h - 12h
Encontro final com Pitching (todas as turmas)
25/06
16h - 19h
Local: Complexo Cultural Samambaia | Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01 - Samambaia Sul - DF
Patricia Dantas - Criação do método e condução do processo
Patricia tem o olhar sensível de sua mãe Dona Rosa e o pensamento lógico de seu pai Ozanival. Ela fala baixinho e prefere escutar, mas, quando se permite, sua expressão vem em forma de imagens e sons, luzes e sombras. O cinema é sua forma de se conectar com o mundo. Cursou Letras para aprender a escrever, Audiovisual para aprender a filmar e está cursando Psicoterapia Corporal para aprender sobre o ser humano e suas relações. Vem dedicando seus estudos e pesquisas ao cinema e ao autoconhecimento e o curso Criar Cinema é um de seus frutos.
​
Allex Medrado - Orientação em artes visuais
Dôtô em artes visuais, dadaísta, criador de imagens aleatórias. Cola lambes sorrateiramente em algumas noites. Quando não embrenha nas possibilidades do caos, emerge para simpatizar com as pessoas em sambas, bares, teatros, cinemas e rolês ruins da cidade. Tem a pele macia, humano de dois gatos, irmão de mais 3. Ama arroz. Taguatinguense de raiz, infelizmente ascendeu para Águas Claras tentando saber o que a cidade diz de cada um. Se ocupa também do ofício de professor de áudio e vídeo no IFB. Aprendente contínuo.
​
Maria Taboza - Orientação em escrita criativa
Maria, mãe de um guri de 7 meses. Precisa de mais? Ok. Escreve roteiros, contos, ensaios, sonhos, uma tese de doutorado em Literatura e Cinema. Rabisca superfícies com palavras. Revisa textos de todo tipo. Faz fotos, muitas, o que lhe causa um sério problema de haja nuvem! As vozes na sua cabeça são mais estranhas do que ficção. Adora viver nos interstícios entre as artes, entre as línguas. Filha do Cerrado, já mudou de cidade, país e nome. Gosta de rosa e azul, mas costumam dizer que ela fica bem é de vermelho. Quase todos os dias, larga a lista de tarefas para ver o pôr do Sol.
​
Darli Santos - Orientação em processos criativos
Darli Santos é maranhense, filha de Francisca e Antônio, mãe de plantas e de gatos. Uma alma brincante que no caminhar pela vida aprendeu a ver beleza e potência na força criativa e na simplicidade. Tem se dedicado ao estudo das relações humanas, da arte, das cores e da ludicidade que são sua forma de expressão no mundo e nas quais seu coração pulsa. Observadora e curiosa, foi no movimento comunitário que se encontrou, viu no seu (ser)vir um terreno fértil para com(partilhar) e se conectar com suas raízes. Com as águas das fontes das Artes Plásticas e da Terapia Corporal regou a árvore da sua vida que hoje dá flores.
​
Marcus Rocha – Consultoria na criação do método
Marcus Rocha é psicólogo, estudioso e praticante de meditação e facilitador de grupos de autoconhecimento. Tem profunda identificação com os conhecimentos ancestrais da Índia, que já visitou muitas vezes para aprender e praticar. Já foi músico profissional e agora é um amador, faz por amor.
​
Quanto custa?
Gratuito.
Nunca fiz curso de roteiro, posso fazer este?
Não precisa ter escrito nenhum roteiro na sua vida.
Já fiz outros cursos de roteiro, esse curso vai me trazer alguma coisa nova?
Esta é uma proposta imersiva que pode enriquecer a sua forma de criar e escrever cinema.
Tem algum requisito?
Nenhum. Só comparecer a todas as aulas pontualmente com muita boa vontade.
O que levarei deste curso?
Você sairá com um roteiro pronto que você poderá inscrever nos editais, apresentar em rodadas de negócios ou encontrar um parceiro para produzir.